sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Noite dedicada à cultura na 17ª Tradycje Polskie

Resgate da cultura dos antepassados, encontro de gerações e confluência entre povos distintos: esses foram os pontos altos da Noite Cultural promovida pela BRASPOL – núcleo de São Mateus do Sul - no dia 06 de agosto, no CEPOM.

O espaço reservado à cultura na 17ª Tradycje Polskie contou com apresentação dos CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil), representando as culturas polonesa e japonesa - que completou seu centenário de imigração este ano – além do Coral Cantata, entoando músicas bem brasileiras.

Dentre os descendentes japoneses que prestigiaram o evento, esteve o gerente de Pesquisa da SIX, Engenheiro Helio Toshio Sakurai. Helio relembrou a saga dos seus antepassados, que saíram da terra natal tendo uma visão ufanista do Brasil: sonhavam em ganhar dinheiro e retornar. Mesmo encontrando uma realidade diferente, superaram as dificuldades graças aos seus valores, que sempre souberam preservar.

Baseado no lema da BRASPOL – “quem não sabe de onde vem, não sabe também para onde vai” - o professor Evaldo Drabeski, fez uma palestra falando sobre a imigração polonesa na região e sobre a Polônia atual. O jovem Rafael Guimarães, que esteve na Polônia fazendo curso de danças típicas polonesas, abriu o evento tocando o hino polonês no violino e também comentou suas percepções e suas experiências. No fim da palestra, os presentes saíram conhecendo um pouco mais da cultura polonesa e certamente, sentiram-se mais orgulhosos de sua origem.

Confira as fotos, por Ozilda Drabeski.




Nenhum comentário: